ALPEDRINHA - Castanhas da Gardunha

sexta-feira, setembro 14, 2007

FALTAM AS CUNHAS !

Até das poucas coisas que tínhamos de bom, a água, segundo rumores está estragada. Começo a pensar (pouco), pois posso rebentar o pequeno neurónio. Porque diabo temos a água imprópria? Será da imensa indústria na serra? Será que existe alguma agropecuária? Não me digam que será de meia dúzia de cavalos?
Eu ouvi murmurar tão baixinho (que me pareceu ouvir, água estragada), mas não queria acreditar, pois a serra não iria contaminar a água só se deitassem alguma porcaria no depósito! Se é verdade a água estar inquinada! Não pensem que foi nesta semana! Eu julgo pela minha memória, que é fraca, ter a duração de 4 semanas, vejam lá bem as análises e reparem nas datas. Onde está o aviso à população da água estar contaminada e a recomendação para se ferver a água?
Se é verdade a água estar imprópria para consumo e não existir aviso, é crime dos responsáveis, não é o aviso ou resultado da água estar arquivado! É dizer-se em voz alta, afixar nos lugares habituais e não habituais. É avisar o Sr. Padre para dizer na missa.
Poderão dizer: quantos morreram devido à água? Eu direi: pergunta parva. Não se fez estatística dos jovens que tiveram problemas, dos adultos que foram ao médico e do que pode suceder se tal for verdade.
O nosso saneamento tem cerca de 60 anos, segundo me disseram. Os tubos da água são de lusalite, por sinal os que «zelam» pela saúde do povo no País, afirmam existir componentes cancerígenos em tal tubagem, devido ao amianto. Na época pouco se sabia e era o que se usava, mas já está na hora de uma rede como deve ser, além de imprópria muita água se deve perder nas imensas fissuras, não falando das matérias existentes no interior dos canos. Todos sabemos que a autarquia não tem as verbas para obra dessa grandeza. Só quando éramos pobres, sem dinheiro da UE, conseguiram colocar esgoto e água em casa dos Alpetrinienses, agora nesta dita «Democracia» será um pouco difícil, não vejo gente para cunhas, ou vocês pensam que as cunhas já acabaram? Ou estão esperando que as freguesias levam as mesmas verbas e têm o mesmo valor para o Sr. Presidente da Câmara?
Estou cada vez mais convencido que no nosso concelho, grandes obras só no concelho. Depois no 2.º mandato lá para o ano 2013 devem sobrar uns pós e então se pagarmos a gasolina para subir a serra, talvez uns tubitos apareçam, ninguém prometeu nada, eu é que estou a divagar.
Até é normal, Alpedrinha não se vê, está para lá da serra e olhos que não vêem... Além disso, antigamente ainda se passava por cá, não havia outra estrada, agora passam-nos por cima e depois é uma obra que fica enterrada não enche o olho, não é apelativo ao voto. Sei que a tubagem da água tem lista azul, a cor rosa decerto não virá, isso tenho quase a certeza, mas eu não me importo se a risca for laranja, se tal acontecer, proponho que na inauguração em vez se champanhe, enche-se o depósito de laranjada e vai disto... Entretanto para contribuir no défice se nalgum reformado a água produzir efeito, sempre são uns pós que se poupam. Alpedrinha poderá gritar: Nós contribuímos! E vocês querem contribuir? Então venham a Alpedrinha e bebam um copo de água. Não pagam nada por isso!
Por que motivo estar preocupado se nos dias dos Chocalhos a malta não bebe água...