I ACAMPAMENTO...

Não brinquem com coisas sérias que podem vir a ser boas. 600 jovens vão conhecer Alpedrinha, pelo menos são 11 instituições que colaboram no evento, culturalmente será talvez bom e na gastronomia os jovens podem provar os bolos, filhós, empadas, já não falo no artesanato, serão uns guitos que ficam na terra, alguns ficarão a gostar de Alpedrinha ou enamorar-se de uma miúda, nunca se sabe. Com certeza que não vão apresentar-se de lilás, vocês vão gostar dos três dias, só peço um favor é que não dêem nem o meu nem o vosso blog para eles aprenderem português nos comentários.
600 jovens portugueses e espanhóis
No I Acampamento e Feira Transfronteiriça do Associativismo Juvenil, em Alpedrinha
Cerca de 600 jovens de Portugal e Espanha são esperados na primeira edição do Acampamento e Feira Transfronteiriça do Associativismo Juvenil, que se realiza de 21 a 23 de Julho, em Alpedrinha (Fundão). Segundo anunciou hoje Miguel Nascimento, delegado regional do Instituto Português da Juventude (IPJ) de Castelo Branco, "a iniciativa vai ser totalmente dinamizada pelas associações juvenis dos distritos de Castelo Branco e Guarda e pela região espanhola de Castela e Leão".
Dezenas de associações vão "ocupar" a rua principal da vila, "cada uma com o seu espaço de exposição e actividades, lado a lado com tasquinhas regionais", num programa que ainda está a ser ultimado. "Todos os dias haverá actividades culturais, de animação de rua e desporto", explica Miguel Nascimento. "Ao mesmo tempo, o certame conta com a presença de expositores institucionais, como as câmaras, o próprio IPJ e a Direcção Geral da Juventude de Castela e Leão", acrescenta. Por sua vez, o acampamento decorre junto a Alpedrinha, no sítio do Anjo da Guarda. "É a primeira vez que realizamos esta iniciativa, pelo que apostamos num programa simples e que permita crescer nos próximos anos", sublinha. A iniciativa faz parte do Projecto Cojutra - Cooperação Juvenil Transfronteiriça e é apoiada pelo Programa Transfronteiriço Interreg III. Do projecto fazem parte as delegações de Castelo Branco e Guarda do Instituto Português da Juventude (IPJ) e a Junta de Castela e Leão (Espanha), num investimento de um milhão de euros em actividades para jovens até final de 2006. Da verba, 800 mil euros são suportados por Espanha, cabendo 100 mil a cada uma das delegações do IPJ, em Castelo Branco e na Guarda.



