ALPEDRINHA - Castanhas da Gardunha

quinta-feira, julho 06, 2006

I ACAMPAMENTO...


Em baixo transcrevo a notícia que vem na Internet e o verdadeiro cartaz tirei-o do «Jornal do Fundão». Como podem verificar o Sr. «Cabelo Liso» não era muito fértil na imaginação do programa e cartaz, mesmo assim enganou os seus eleitores e até conseguiu ultrapassar o gosto do design, o falso cartaz era mais giro na opinião de alguns.
Não brinquem com coisas sérias que podem vir a ser boas. 600 jovens vão conhecer Alpedrinha, pelo menos são 11 instituições que colaboram no evento, culturalmente será talvez bom e na gastronomia os jovens podem provar os bolos, filhós, empadas, já não falo no artesanato, serão uns guitos que ficam na terra, alguns ficarão a gostar de Alpedrinha ou enamorar-se de uma miúda, nunca se sabe. Com certeza que não vão apresentar-se de lilás, vocês vão gostar dos três dias, só peço um favor é que não dêem nem o meu nem o vosso blog para eles aprenderem português nos comentários.



600 jovens portugueses e espanhóis
No I Acampamento e Feira Transfronteiriça do Associativismo Juvenil, em Alpedrinha

Cerca de 600 jovens de Portugal e Espanha são esperados na primeira edição do Acampamento e Feira Transfronteiriça do Associativismo Juvenil, que se realiza de 21 a 23 de Julho, em Alpedrinha (Fundão). Segundo anunciou hoje Miguel Nascimento, delegado regional do Instituto Português da Juventude (IPJ) de Castelo Branco, "a iniciativa vai ser totalmente dinamizada pelas associações juvenis dos distritos de Castelo Branco e Guarda e pela região espanhola de Castela e Leão".
Dezenas de associações vão "ocupar" a rua principal da vila, "cada uma com o seu espaço de exposição e actividades, lado a lado com tasquinhas regionais", num programa que ainda está a ser ultimado. "Todos os dias haverá actividades culturais, de animação de rua e desporto", explica Miguel Nascimento. "Ao mesmo tempo, o certame conta com a presença de expositores institucionais, como as câmaras, o próprio IPJ e a Direcção Geral da Juventude de Castela e Leão", acrescenta. Por sua vez, o acampamento decorre junto a Alpedrinha, no sítio do Anjo da Guarda. "É a primeira vez que realizamos esta iniciativa, pelo que apostamos num programa simples e que permita crescer nos próximos anos", sublinha. A iniciativa faz parte do Projecto Cojutra - Cooperação Juvenil Transfronteiriça e é apoiada pelo Programa Transfronteiriço Interreg III. Do projecto fazem parte as delegações de Castelo Branco e Guarda do Instituto Português da Juventude (IPJ) e a Junta de Castela e Leão (Espanha), num investimento de um milhão de euros em actividades para jovens até final de 2006. Da verba, 800 mil euros são suportados por Espanha, cabendo 100 mil a cada uma das delegações do IPJ, em Castelo Branco e na Guarda.

quarta-feira, julho 05, 2006

NÃO HAVIA MOTIVOS MAIS ENGRANDECEDORES?

Ao arrumar algumas folhas, encontrei esta publicidade, que andei dias e dias a procurá-la e não encontrei, agora está aqui nas minhas mãos e penso: «Quem deu a iniciativa de tais motivos de Alpedrinha? Será que estes motivos engrandecem a terra? Basta ter gravado a palavra Alpedrinha para valorizar a vila?» Informaram-me que não foi o presidente da Junta de Freguesia que autorizou. Haverá poderes em paralelo? Eu pergunto: A empresa que fez isso, poderá fazê-lo sem autorização? Confesso que não conheço as leis, o que me revolta é termos motivos de orgulho e não estarem representados, pois a colecção diz ser a única, logo, não temos esperança de aparecer como motivos o Chafariz D. João V; Palácio do Picadeiro; Paços do Concelho; Pelourinho; Capela de Santa Catarina (Capela do Leão); Igreja da Misericórdia; Capela do Anjo da Guarda (não tem arquitectura nenhuma, mas está cheia de imensa fé, diz muito a qualquer filho de Alpedrinha); recantos maravilhosos existem alguns, etc., etc.
Admiro-me que a autarquia não tenha manifestado o seu desagrado, ou não, talvez devido ao edifício da Junta de Freguesia estar representado num prato, que pelos anos que demorou a acabar mereça estar representado, mas que é embelezado pelo edifício da antiga Estalagem de S. Jorge
A estação da CP já foi bonita hoje é um apeadeiro. A Capela de Santo António (tirando a fé), qual o motivo arquitectónico que possui? Os Correios, na verdade é um belo edifício, mas casas senhoriais em Alpedrinha não faltam: Casa de D. Francisca Cabral; Casa D. Ausenda; Casa da Comenda; Casa Osório de Sá, etc.
Não quero menosprezar os motivos que aqui estão representados, são nossos não os podemos desprezar, mas na minha opinião haverá como já indiquei maiores motivos para engrandecer Alpedrinha.
A propaganda está apresentada com algum bom gosto. A empresa no meu entender não deverá ter culpa, precisa de ganhar dinheiro, olhando bem para os motivos na realidade é quase tudo em risco direito, mas quem desenha estes motivos, com certeza que desenharia os outros! Acontecem coisas... são muito fortes para a minha inteligência.

terça-feira, julho 04, 2006

NÃO É NADA DIDÁCTICO SR. ADMINISTRADOR


Quem escreve o Sorriso do meu ponto de vista, não é nada didáctico, anda a apelar aos jovens para imprimirem e mostrarem aos pais a bela literatura do seu blog!! Já noutra altura referiu que os jovens tiravam fotocópias para os pais lerem e demais família. É má política, porque não existe uma ideia, uma sugestão, alto estou a mentir, corrigiu um que queria alcatrão no Terreiro de Santo António e o Sr. Administrador advertiu que alcatrão é um palavrão enorme, diz-se paralelos. Aqui aprovo. Quanto recorrer aos jovens para imprimir, não. Gostar dos jovens... penso não ser mal... Incentivar porcaria é péssimo. Obrigado pela atenção, não merece mas sempre envio uma castanha.

COM ESSE PROGRAMA NÃO É FÉRTIL NA IMAGINAÇÃO (DIGO EU)




Não acredito que tal Acampamento de Juventude tenha como referência o blog que está referenciado no desenho que aqui coloco dentro dum rectângulo, reparem e vejam por baixo de 2006 em letras pequenas. Já notaram do que eu disse sobre o Administrador do blog! É pessoa que até sabe manipular bem os cordelinhos. Se continuarem com esta intensidade os seus adeptos, e não só, serão capaz de criar uma companhia dos bonecos de Santo Aleixo! Ah pois, bonifrates mas em bom! Será o maior espectáculo em asneira, neste caso pelas intervenções que tenho lido de ambos os grupos, andam a exercitar a língua. Sobre a letra não será preciso falsificar, até porque versejar é com o Sr. Administrador do blog.

segunda-feira, julho 03, 2006

RESPOSTA A UM BLOG CHAMADO: «CABELO LISO»

UM COMENTÁRIO QUE MERECEU OS MAIORES ELOGIOS DOS PUPILOS DO SR. FRISADO, APESAR DO POUCO TEMPO QUE ESTEVE LÁ.
Pois tive o infortúnio de cair num blog muito «democrático», guardei o conteúdo mas já não me lembro do título, o texto era o seguinte:

«Mr. Man or Mrs. Woman, começo assim porque o blog já apanhou o plano tecnológico, as estatísticas já vêm em inglês e a atitude de determinado grupo é mesmo à hooligan, no que se refere ao corte das árvores. Porque não referiu uma palavra sobre o caso? Nota-se que quando a linguagem do blog é mais moderada, começam logo a queixar-se: estás com medo!? Pergunto eu: só agora atingiram os 18 anos? ou colocaram lentes de contacto? Tiveram oportunidade de mudar a cor. Agora chamam nomes à maioria dos alpetrinienses pois ao dizerem mal da dita cor, estão dizendo mal da maioria. Utilizem o blog com ideias construtivas, ou será um novo jogo entre os meninos que têm um PC? Julgam que são a maioria e que vão derreter tudo e todos! Já o título do blog e a sua assinatura é uma vergonha, ainda por cima arroga-se defensor da «Sintra da Beira». Veste pele de cordeiro, coloca letras trocadas nos últimos parágrafos para disfarçar. Se o blog tiver um título e uma assinatura decente não terá tantos «apóstolos» a colocarem os kapas. Porque não colocar o título em inglês It silence you and it suck e a assinatura curly hair of the pubis? Talvez chocasse menos. Eu não pertenço a nenhum grupo já me deixei disso, estou apenas contra a linguagem, também não sou púdico. Puxem pelos neurónios e façam coisas úteis, pelo menos, tentem mudar as mentalidades e expliquem como se devia fazer, se para tal têm conhecimentos. Se querem ver mais vejam: Castanhas da Gardunha.»



Os comentários ainda lá estão, não consegui entender-me devido ao meu português, pois não obtive resposta a uma linha sequer, apenas palavras maravilhosas, mas o primeiro comentário desapareceu, era um quarteirão de linhas bem recheadas, este sim recebeu em maiúsculas a palavra pedófilo, chulo, por estas duas palavras já podem verificar que foi tudo do melhor, foi «construtivo», cheguei a uma conclusão: pelo menos são unidos, a vara conhece-se pelo cheiro o parceiro que está a ofendê-lo, pois a maioria dizem-se anónimos, mas eles conhecem a linguagem de cada um e quem não tem mau hálito acabam a beijar-se. A Sandra bate p... pois palmas ao Sr. Frisado, o Albino Badalo, tem razão quanto à palavra hooligan, não é bem o comportamento de desordeiro é mais de assassino quem corta árvores. Deixei passar uns dias não queria entrar novamente na pocilga, por isso criei aqui um pequena fossa, para tal assunto. Mas pensei: pelo menos um balde de água há-de levar alguma coisa na frente. Arranjem por favor outros adjectivos, senão convenço-me, que vocês são a «Nata dos Pastéis de Alpedrinha».

UM COMENTÁRIO QUE TEVE ÊXITO NA PORCARIA

Caros trabalhadores (ou pensadores) da firma: «Tudo Contra o Lilás»

Venho agradecer as palavras gentis que cheguei a ler do primeiro «comentarista», não pude responder de imediato porque trabalho, não fiz impressão dele, para a impressora não ficar conspurcada. Qual o meu espanto, afinal o Sr. Frisado tirou aquela obscenidade conforme o prometido em comunicado de 30 de Maio, e deixou ficar o meu comentário. Quando me preparava a responder, maior foi o espanto, quando a «capoeira» veio em coro, tira, tira, «piu, piu», que o fulano quer é publicidade do blog, democraticamente o administrador do blog que ainda estava trabalhando às 7:43:14 PM (estava a findar o turno), apesar de não encontrar palavrões, encontrou a forma da publicidade e retirou o meu comentário, não vá perder clientela devido a um intruso, faça-se a vontade aos futuros eleitores...
Pensei (apesar do gel dificultar, às vezes consigo pensar) e cheguei a uma conclusão: têm razão sobre a publicidade. Por isso venho AGRADECER além das palavras bonitas que me dirigiram, a publicidade que fizeram, apesar do meu comentário estar na «capoeira» pouco tempo, (a propósito não gosto de ficar a dever... quanto devo?) Devido a tamanha publicidade digo-vos que foi frutífera, a saber, foi comentado e resolvido todo o meu blog, apesar de mal escrito (porque não tenho pretensões, quando quero saber alguma palavra fora do comum vou ao vosso blog):
• Acabo de receber mensagem do Além de Ary dos Santos, pela divulgação do soneto. (Alguém de vocês tem capacidade para o comentar?)
• De Timor ainda não recebi telegrama, mas tenho fé que ficará resolvido pelo melhor. (Alguém tem saber suficiente para comentar o sofrimento daquele povo? Agora que cheira a petróleo...)
• O comboio intercidades nem parece o mesmo anda próximo de um TGV, por pouco ultrapassa a Guarda se não fossem os «bons travões de alguns autarcas». (Se calhar não sabem que o comboio estava destinado a não prosseguir de Castelo Branco, desculpem vocês andam de carro, como podem comentar!)
• Já se pode nascer em qualquer localidade da Beira Baixa, porque as maternidades de Castelo Branco, Fundão e Covilhã, não devem fechar (não sei se vocês têm o propósito de procriar!)
• A cereja da Cova da Beira, a cereja do Fundão, a cereja da Gardunha, qual o interesse de fazer marketing com ela? O resultado é que foi considerada a melhor do País? (Que interesse tem isso se não são vocês que a apanham!)
• Falar do Teatro Clube de Alpedrinha que fazia a estreia da peça «Auto da Barca do Inferno» de Gil Vicente. (Existe comentário que não seja positivo? Não foi encomendado por ninguém! Escrevem tanto por não se fazerem papéis a publicitar, e têm razão, não vi no vosso blog nem uma palavra sobre o efeito, já me esquecia que o vosso objectivo é outro.)
• Que é isso dos castanheiros? (Alpedrinha precisa é de ideias de vanguarda, assim como o vosso blog, cada linha do blog ou de um comentarista é um compêndio). Muito agradecido, obrigadinho.

Digo eu: no outro lado o Presidente é teimoso que se farta (só ele é que sabe), existe quem incline a cabeça. Do vosso lado o administrador do blog dá o lamiré e retira-se, e vocês, não cantam em coro? Inclinar ou bater palmas, resulta na mesma só os métodos são diferentes. Temos que ter prudência, «não há necessidade disso», só quem poderia tirar proveito do vosso blog era o Fernando Rocha, o do «Levanta-te e Ri» mudava logo o cala-te para ajoelha-te, ele é mesmo danado, julgo ser o único, ainda pensei nos Gatos Fedorentos, mas tenho receio que alguns fiquem confusos. A propósito como eu sou burro, até no facto de meter o nariz num blog de anónimos e não só, expliquem-me, mas de vagar, para eu compreender, além de dizerem asneiras qual é a vossa ideia? Têm programa? Ou toda essa «energia» não passa do povo ter colocado outra vez o «Lilás»?! E sugerem que o Presidente quando fizer alguma coisa vai pensar duas vezes, devido ao vosso blog, mas as ideias onde estão? As sugestões cá delas? Ah, povo, povo que anda cego! Se calhar até se enganou!! Mas em democracia as coisas acontecem, pelo menos nas eleições a democracia faz-se, quanto ao resto, tenho dúvidas de tal democracia. Talvez tenham possibilidades nas próximas, porque Alpedrinha bem merece estar classificada em vila histórica. Com menos asneiras, apenas com pessoas de boa vontade a coisa talvez lá vá. Em conclusão digo-vos nunca mais irei a tal blog, depois do que li sobre a Assembleia, afinal ninguém denunciou o que de bom ou mau aconteceu, apenas continuaram com o mesmo vocabulário. Deve haver oposição, sim muita oposição, mas com termos, coisa que a maioria dos comentaristas ou asneiristas não tem.