ALPEDRINHA - Castanhas da Gardunha

quarta-feira, julho 05, 2006

NÃO HAVIA MOTIVOS MAIS ENGRANDECEDORES?

Ao arrumar algumas folhas, encontrei esta publicidade, que andei dias e dias a procurá-la e não encontrei, agora está aqui nas minhas mãos e penso: «Quem deu a iniciativa de tais motivos de Alpedrinha? Será que estes motivos engrandecem a terra? Basta ter gravado a palavra Alpedrinha para valorizar a vila?» Informaram-me que não foi o presidente da Junta de Freguesia que autorizou. Haverá poderes em paralelo? Eu pergunto: A empresa que fez isso, poderá fazê-lo sem autorização? Confesso que não conheço as leis, o que me revolta é termos motivos de orgulho e não estarem representados, pois a colecção diz ser a única, logo, não temos esperança de aparecer como motivos o Chafariz D. João V; Palácio do Picadeiro; Paços do Concelho; Pelourinho; Capela de Santa Catarina (Capela do Leão); Igreja da Misericórdia; Capela do Anjo da Guarda (não tem arquitectura nenhuma, mas está cheia de imensa fé, diz muito a qualquer filho de Alpedrinha); recantos maravilhosos existem alguns, etc., etc.
Admiro-me que a autarquia não tenha manifestado o seu desagrado, ou não, talvez devido ao edifício da Junta de Freguesia estar representado num prato, que pelos anos que demorou a acabar mereça estar representado, mas que é embelezado pelo edifício da antiga Estalagem de S. Jorge
A estação da CP já foi bonita hoje é um apeadeiro. A Capela de Santo António (tirando a fé), qual o motivo arquitectónico que possui? Os Correios, na verdade é um belo edifício, mas casas senhoriais em Alpedrinha não faltam: Casa de D. Francisca Cabral; Casa D. Ausenda; Casa da Comenda; Casa Osório de Sá, etc.
Não quero menosprezar os motivos que aqui estão representados, são nossos não os podemos desprezar, mas na minha opinião haverá como já indiquei maiores motivos para engrandecer Alpedrinha.
A propaganda está apresentada com algum bom gosto. A empresa no meu entender não deverá ter culpa, precisa de ganhar dinheiro, olhando bem para os motivos na realidade é quase tudo em risco direito, mas quem desenha estes motivos, com certeza que desenharia os outros! Acontecem coisas... são muito fortes para a minha inteligência.